segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Bug do milênio X youTube (parte 2)


Hoje em dia, essa realidade mudou muito: um jovem publica um vídeo no youtube de 10 min e ocupa os mesmos 20 mb que antigamente eram todo o espaço que havia num computador para realizar todos os trabalhos. Mais que isso, muitos jovens publicam alguns desses vídeos por dia. Outros publicam vídeos de 30 minutos ou mais. E o espaço está ali, se multiplicando. Imagine quantos milhões de pessoas estão publicando conteúdos nos espaços de vídeo e outras áreas da internet e parece que o espaço não tem fim.
Somente para quem não está entendendo esta questão de mb, Tb, capacidades e medidas, uma breve explicação da informática. A unidade básica de medida de armazenamento num computador é um byte, que equivale a um dígito, uma letra, um caracter. Assim, a palavra “casa” tem 4 bytes de espaço, porque tem 4 letras. Os sinais de pontuação, espaços em branco, códigos internos do computador invisíveis e outras coisas também ocupam espaço na memória de armazenamento. Assim, um texto como esse, com pouco menos de 10 mil caracteres, tem 10.000 bytes de espaço. Isso não é muito.
Mas aí vem as unidades de medida da informática que multiplicam isso. A cada 1024 unidades de uma determinada medida, temos seu múltiplo. Costumamos arredondar para 1000, a fim de facilitar o entendimento e o cálculo. Assim como 1000 gramas de açúcar são 1 kilograma e 1000 metros de distância são 1 kilômetro, as unidades do computador têm seus múltiplos também.
1000 bytes (para ser exato, são 1024, mas vamos arredondar, lembra?), então 1000 bytes formam 1 kilobyte de espaço de armazenamento, mais conhecido como 1 kbyte ou 1 kb. Mal dá para armazenar 1 página de texto. Na verdade, um parágrafo um pouco maior já ocupa esse espaço, já tem 1000 caracteres. Antigamente era uma unidade bastante conhecida e usada. É tão pouco que hoje em dia poucos lembram que ela existe.
Mas o que acontece quando juntamos 1000 kbytes? Multiplicamos o kbyte por 1000 e temos o MegaByte. Aqui estamos falando de 1 milhão de bytes (ou caracteres). Agora, podemos falar de espaço suficiente para armazenar 1 livro (talvez até umas 500 páginas, dependendo da formatação, tamanho de letra etc.). Mas com certeza dá para guardar um livro. Um vídeo pequeno também tem sua medida em MegaBytes. Como já disse, uns 2 min de vídeo ocupará 3-4 mb de espaço. Uma mídia de CD tem capacidade para 600 mb.
Se juntar 1000 mb, teremos 1 gigaByte, 1 gb. Aqui, estamos falando de 1 bilhão de bytes (caracteres). Ou 1000 livros de 500 páginas. Ou uma enciclopédia daquelas tradicionais antigas, incluindo texto e fotos, com todos os seus volumes. Antigamente, não se falava em gigabyte. Era coisa futurística. A primeira vez que o serviço de eMail do Google, o gMail, liberou para que as pessoas pudessem armazenar em suas contas de eMail 1gb, foi uma revolução. A maioria dos provedores de eMail liberava não mais que 100 mb para armazenar os eMails. As pessoas usavam os programas de eMail para baixar seus eMails em seus computadores. Mas daí o gmail disponibilizou 1 gb para cada conta de eMail. Foi notícia. Essas medidas não eram normais. Hoje os limites são bem maiores. Os pendrives hoje, armazenam na casa dos gigabytes. Se você comprar um novo hoje, irá encontrar os de 16gb, 32gb ou mais. Ou seja, num pequeno pendrive, caberiam várias cópias completas de enciclopédias inteiras. Um filme completo (um longa metragem, que hoje poderia ser longa bytegem, pois não se mede mais em metros de rolos de filmes, sua duração) de aproximadamente 2 horas de duração, ocupa aproximadamente 5gb de espaço. É a capacidade também de uma mídia de DVD (4,7gb).
Acima disso, quando se juntam 1000 gb, temos 1 terabyte, 1 Tb. Isso, na minha época de estudos de infomática, só a NASA tinha. Hoje, a maioria dos notebooks vendidos em lojas vem com essa capacidade, pronta para ser desperdiçada pelas pessoas, que nunca irão ocupar nem 20% deste espaço. Se 1 gb guarda uma coleção completa de enciclopédia e 1 Tb guarda 1000 vezes isso, então é possível guardar uma biblioteca inteira em 1 Tb de dados. Aqui, seria possível armazenar 200 filmes longa metragens, com extras, vários idiomas e dublagens. A netflix poderia guardar cerca de 1000 de seus filmes em apenas 5 Tb de armazenamento, ou seja, o equivalente a 5 notebooks novos.




___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário