segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Bug do milênio X youTube (parte 3)


Hoje, sistemas de streaming (oferecer conteúdo áudiovisual sob demanda, na hora que o usuário deseja, pela internet) oferecem filmes, músicas e muito mais. NetFlix, youtube e outras redes sociais têm seus conteúdos cheios hoje em dia com quantidades que eram inviáveis poucos anos atrás. Isso possibilitou uma revolução nos meios de comunicação. As televisões tradicionais vêem sua audiência ser tomada pelas atrações disponíveis na internet. Afinal, na internet eu vejo o que eu quero na hora que eu quero. Não preciso esperar pela hora determinada pela empresa que transmite.
Mas o que possibilitou tudo isso? Afinal de contas, poucos anos atrás, na virada do milênio, muitos se preocupavam com o bug do milênio, um problema cuja origem estava no fato de muitos terem, no passado, economizado espaço de armazenamento em disco eliminando 2 dígitos do ano, nos registros de datas. E agora, poucos anos depois, há espaço para que pessoas grave e postem conteúdos os mais bizarros e inúteis possíveis. Claro, tem os úteis e bons também. Mas se considerarmos como, há pouco tempo atrás, o espaço de armazenamento era valioso e raro, e hoje se colocam vídeos que não dizem nem transmitem nada, podemos ter uma dimensão da grande guinada que esta situação teve.
E o que possibilitou tudo isso? A tecnologia de armazenamento deu saltos gigantescos nestes últimos tempos. Discos rígidos com espaços cada vez maiores e novas tecnologias de armazenamento baratearam o custo para se guardar informações de uma forma inacreditável.
Antes, preocupava-se em economizar 2 dígitos na data. Agora, pessoas tiram fotos com seu celular, sem critério e armazenam às vezes cópias de uma mesma foto, apenas para brincar de editar com elas.
Toda essa evolução foi possível graças à abundância oferecida no armazenamento. A informação corre tão rapidamente e com tanta abundância no mundo, que ficou difícil agora selecionar o que ver, o que assistir. Todos podem publicar, armazenar, gravar. E o difícil é saber o que dar atenção nesse mar que se tornou a internet.
Mas uma coisa é certa: a velocidade desta evolução é assustadora. O mundo virou do avesso por causa deste processo. A comunicação entre as pessoas mudou, a forma de ver notícia mudou, a maneira de se expressar mudou. A maneira de viver e ver o mundo mudou. Precisamos saber lidar com tudo isso e entender como tirar o melhor proveito possível de toda essa evolução.




___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário