sábado, 11 de junho de 2016

A informatização tira empregos?

 Houve tempos em que se pensou que com o advento da informatização haveria perda de muitos empregos. Pensava-se assim porque a lógica era a de que se o computador faz o trabalho de várias pessoas, logo estas pessoas perderiam seus empregos para o computador. Mas, depois de alguns anos, já se percebeu que não é isso o que acontece. Pelo contrário: cada vez mais necessita-se de trabalhadores especializados na área da informática e há, inclusive, um déficit de profissionais em algumas áreas, que necessitam de ter uma formação mais especializada.
Então quero logo deixar claro: a informatização não tira emprego de ninguém.
Mesmo o pequeno empresário não deve ter em mente uma informatização que venha a trazer uma diminuição da mão de obra presente em sua empresa. Até porque há outras necessidades que uma informatização traz que necessitará de outros tipos de profissionais.
Alguns empresários ainda mantém a ideia de que ao informatizar sua empresa, poderá economizar em mão de obra. Isso pode até acontecer, se o quadro de funcionários da empresa estiver desproporcional. Mas não será o fato de implantar a informatização que irá diminuir empregos.
Quais são, então, as vantagens para o pequeno empresário em investir numa informatização para sua empresa?
1. Diminuição de custos. Não pela diminuição da força de trabalho, mas pela diminuição do retrabalho desnecessário, pela melhoria e otimização dos processos de trabalho e por fazer os mesmos de forma mais objetiva, rápida e “limpa”.
2. Melhoria da qualidade. Este seria, sem dúvida, uma das melhores vantagens para se aventurar a um processo de informatização. Melhoria na produção, na administração e no acompanhamento de processos necessários para um bom funcionamento da empresa em todas as áreas.
3. Agilidade operacional. Uma informatização bem implantada promove maior agilidade no atendimento ao cliente, na entrega, nos processos administrativos e outras áreas.
Poderíamos citar muitos outros exemplos de melhorias para a empresa que escolhe fazer uma verdadeira informatização. Mas quero resumir este texto dizendo que para quem deseja informatizar sua empresa, deve pensar não em diminuir o número de funcionários, mas sim deve ter em mente qualificar melhor seus colaboradores, a fim de que todos aproveitem os recursos oferecidos pela informatização, levando a empresa a uma melhoria em todos os sentidos.
Portanto, com um processo bem dirigido de informatização, a pequena empresa tem condições de competir com níveis de qualidade que só seriam possíveis a empresas de maior porte, mantendo os custos compatíveis com o tamanho da empresa em questão.

A LUPASoft têm à sua disposição softwares modulares e orientação para aplicar utilizar a melhor ferramenta para uma boa administração de sua empresa, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados em todos os sentidos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário