sábado, 11 de junho de 2016

INFORMATIZAR OU PERECER

Há vários motivos pelos quais alguém inicia um negócio, abre uma empresa. Para alguns, é a realização do sonho de ser um empresário. Para outros, uma grande oportunidade que não passou em branco. Há ainda os que se tornam empresário por necessidade, após a perda de um emprego, por exemplo.
Também poderíamos dizer que alguns, quando iniciam um empreendimento empresarial têm noção do que estão fazendo e o fazem planejada e conscientemente. Há ainda aqueles que iniciam seu negócio por impulso, sem pensar no que estão fazendo ou simplesmente se vêem envolvidos pelo negócio, sem nem terem tempo de pensar em um início: quando percebem, já estão envolvidos nas rotinas do dia a dia.
Bem, poderíamos falar sobre muitas opções e alternativas pelas quais um empresário se torna dono de seu próprio empreendimento e é claro que tudo isso influencia o seu modo de ver a empresa e sua forma de administrar. Estes motivos também podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um empreendimento. É claro que ninguém começa um negócio e pensa no fracasso. Todos pensam em ter sucesso. Mas sabemos também que nem sempre isso ocorre. O que acontece, para que uma empresa não dê certo? Quais os pontos que realmente devem ser observados a fim de que o sucesso, e não o fracasso, seja a consequência natural?
Com certeza há muitos pontos. Não falaremos sobre todos e com certeza não neste único texto. Mas podemos resumidamente dizer que, para uma empresa dar certo, precisa ter clientes, realizar boas vendas para estes clientes, fazer um marketing para alcançar estes clientes e administrar as vendas e também as compras a fim de manter a saúde da empresa. Se começássemos uma discussão para saber qual destes itens é o mais importante, alguns diriam que são as vendas, outros o marketing. E creio que estes e outros são igualmente importantes para a saúde da empresa.
Mas gostaria de falar um pouco sobre um deles, que muitas vezes é ignorado por empreendedores no início dos trabalhos: a administração. É ignorado porque muitos, ao iniciar uma empresa, se preocupam nas rotinas operacionais do dia a dia, como comprar e vender, manter a prateleira cheia para os clientes e continuar a pagar as contas etc. Ou seja, não “sobra” tempo para parar e analisar a saúde financeira da empresa, não é possível fazer uma análise do andamento, seja crescimento ou diminuição das vendas e analisar os motivos pelos quais ocorrem as mudanças na empresa. Muitas vezes, o empreendedor apenas cuida de manter a empresa operando e “funcionando”. Porém, a saúde da empresa pode estar em risco. E não há como saber isso sem uma boa administração.
Estar atento às várias informações e tendências da empresa e saber tomar decisões baseadas em dados que realmente levem o empresário a melhorar cada vez mais a saúde da empresa é algo que nem todos ficam atentos. Muitas vezes pela falta de tempo, outras por não saberem como obter as informações de forma correta e de forma ágil. Outras vezes por não saberem manipular estas informações com o objetivo de tomarem as decisões corretas.
Em todos estes casos, se consideramos que a parte administrativa da empresa é realmente importante (e é), precisamos conseguir informações em tempo real, ou seja, no momento em que está acontecendo, para tomar decisões o mais rápido possível.
Para conseguir isso, hoje em dia, temos à disposição uma ferramenta que, pela importância que tem, já se tornou área estratégica e central para muitas empresas: a TI (tecnologia da informação), ou a área de informática da empresa. Hoje em dia, sem uma boa informatização, é impossível administrar bem uma empresa. Não é apenas administrar. É administrar bem. Com tanta concorrência, hoje em dia, apenas administrar, o “feijão-com-arroz” não mantém empresa aberta. Por outro lado, uma boa administração pode fazer a empresa crescer, passar por momentos difíceis e seguir em frente sem grandes percalços.
A informática, bem usada, pode contribuir para que o empresário tenha as informações corretas e de forma ágil, para manter sua empresa saudável e crescendo. Saber usar as ferramentas disponíveis na informática é igualmente importante. Informatizar não é apenas colocar um computador numa loja, mas é saber utilizar as ferramentas administrativas que o computador, através de softwares próprios, pode oferecer ao empresário. Para fazer isso, uma boa orientação e a implantação do software adequado à necessidade da empresa é indispensável. A informática, hoje em dia, tornou-se indispensável e necessária para o sucesso de toda empresa, seja o tamanho que for.
A LUPASoft têm à sua disposição softwares modulares e orientação para aplicar utilizar a melhor ferramenta para uma boa administração de sua empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário