segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Profissões do Futuro

 

Não há mais dúvidas, depois destes últimos 2 anos em que o mundo todo passou por grandes transformações, que a tecnologia disponível no que se refere ao campo da informática foi uma grande contribuição para que as coisas não ficassem ainda piores. Faz algum tempo que se fala que as profissões relacionadas ao computador são as profissões do futuro. Mas agora, depois de tudo o que presenciamos, isso é uma realidade marcante e irrefutável.

Mas para aqueles que não são da área de T.I. (Tecnologia da Informação), que abrange o computador, o SmartPhone, as tecnologias de comunicação das empresas de telefonia, a internet e tudo o mais relacionado a isso, pode não perceber que esta área é de uma variedade de profissões e de especializações incrível. Uma variedade tão grande, que até mesmo os técnicos relacionados a isso são pegos de surpresa algumas vezes com as novidades que surgem neste mercado.

Só pra citar algumas áreas: temos a computação, a estruturação de redes de computadores, a programação de aplicativos para as diversas plataformas com uso de linguagens de programação, a área de manutenção de tudo isso, o setor de segurança, para prevenir ataques de hackers e outras ameaças, toda área de entretenimento, jogos, mídias; tudo o que se relaciona a internet, e por aí vai a transmissão de TV, as redes que conectam as várias filiais de uma mesma empresa, as possibilidades de comunicação interpessoal etc, além dos revolucionários processos de impressão 3D, e há muito mais nesta lista … e todas elas são possibilidades que não existiam há 30 anos atrás e hoje, parecem ser as coisas mais valorizadas no mundo.

Claro que existem ainda muitas profissões das “antigas” que nunca nos deixarão. E há outras que já não existem mais por causa de revolução tecnológica. Aliás, revolução essa tão ou mais impactante do que a que ocorreu no século XVIII, chamada de industrial. Mas considere que, mesmo para as profissões ditas tradicionais, as ferramentas tecnológicas se tornaram aliadas para sua execução. Ou seja, ou você está diretamente ligado a uma destas profissões tecnológicas e domina esta área para realizar tarefas no mundo cibernético ou você, sendo de outra profissão, não escapará de utilizar recursos desta área tecnológica, em maior ou menor escala, como auxiliar da sua profissão, seja ela qual for.

Para você ter uma ideia disso, já existem em certos países coleta seletiva de lixo (aquela usada para reciclagem), comandada por tecnologias que separam, automaticamente, resíduos aproveitáveis de outros! Isso para não falar das telecirurgias, onde alguns médicos realizam cirurgias a milhares de kilômetros do paciente, comandando ferramentas via internet!

E, se falarmos de forma mais simples, do simples uso do telefone celular como ferramenta para qualquer pessoa, tanto no uso profissional quanto pessoal, e se entendermos que o telefone é hoje um verdadeiro computador de bolso, um PC (pocket computer), então ninguém mais fica de fora do uso da tecnologia em sua vida.

E, por mais que ela esteja se tornando cada vez mais fácil de utilizar, quem possibilita essa facilidade são técnicos que fazem o trabalho difícil no interior da máquina (seja um computador, tablet ou SmartPhone), a fim de tornar a experiência de uso bastante agradável para as pessoas. E este tipo de profissional será cada vez mais necessário, à medida que os sistemas vão se aperfeiçoando e disseminando seu uso ao redor do mundo.

Se você deseja estar preparado para o futuro que já chegou, mesmo que não queira seguir carreira profissional em uma destas áreas diretamente ligada à tecnologia, como um programador, por exemplo (como é meu caso), ou um especialista em segurança de internet ou qualquer outra área destas, mesmo assim precisará entender a lógica deste mundo tecnológico. Para conseguir usar com satisfação a tecnologia, você precisará entender sua lógica, mesmo para as tarefas mais simples. Aliás, até mesmo para saber colocar o limite e não se deixar escravizar pela tecnologia, mas usá-la para o seu benefício, é necessário entender sua lógica. Quem é da área, quem entende como isso tudo funciona, geralmente não se deixa dominar pela tecnologia.

Para entender tudo isso, se você ainda não o fez, precisará se preparar, treinar e adequar-se a esta realidade. Não falo aqui de saber usar um celular ou entrar num site da internet. Isso tudo é realmente muito fácil. Mas você precisará entender como a tecnologia funciona e qual a lógica por trás de tudo isso, para entender realmente como fazer as coisas, da forma correta. Porque, senão, você vai apenas saber apertar uns botões no celular ou no mouse e não vai muito longe com isso, não.

Neste futuro (que já chegou), ou você será um profissional diretamente ligado à tecnologia, que criará e fará funcionar equipamentos, aplicativos e formas de facilitar a vida das pessoas ou você usará tudo isso para te auxiliar no dia a dia e precisará entender como tudo isso funciona, de forma adequada.

Não tente ficar totalmente de fora de tudo isso. Você não conseguirá.

Lucas Durigon



este artigo também foi publicado no site "Atitude Limeira"

https://atitudelimeira.com.br/esta-preparado-para-profissoes-do-futuro/ 

======================================================

Faça nosso curso básico de informática. clique abaixo e saiba mais.

https://lupasoft.com.br/TreinamOfficeBasico/

======================================================



se gostou deste artigo, compartilhe clicando abaixo

e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.

___________________________________________

um novo artigo por mês, neste blog


veja mais conteúdos, no meu site: 

https://lupasoft.com.br/LucasDurigon/



Nenhum comentário:

Postar um comentário