segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Treinamento é Essencial


Com o perdão do trocadilho, que me perdoem os ignorantes, mas aprender direito a usar uma ferramenta na área de informática é essencial. Antigamente, antes dos sistemas de padrão gráfico, quando usar o computador dependia de comandos escritos no prompt, muitos nem sequer tentavam utilizar um computador (naquela época, nem se falava em smartphone, tablet, internet etc.) pela dificuldade que era.
Aos poucos, os sistemas foram avançando e tornando-se mais fáceis e intuitivos. As pessoas começaram a conseguir utilizar a tecnologia mais facilmente, muitas vezes sem sequer precisar de treinamento ou qualquer tipo de aula. Isso foi, sem dúvida, uma grande vantagem e um avanço. Os sistemas gráficos, a internet, os telefones movidos a toque de dedos foram avanços que causaram saltos, em cada novidade lançada, no número de pessoas que utilizam os sistemas.
Mas, aos poucos, essas facilidades causaram também efeitos colaterais. Se por um lado, mais pessoas utilizam as diversas ferramentas disponíveis no setor de tecnologia, também é verdade que mais pessoas, hoje em dia, utilizam estes sistemas de forma muito básica, muito elementar. É grande o número de pessoas que sabe utilizar numa rede social, mas não tem noção de como montar uma planilha de custos.
Parece que as pessoas utilizam as ferramentas mais fáceis e param por ali. Não se preocupam em tornar esses usos como um ponto de partida para aprender funções e ferramentas mais avançadas. E, dessa forma, criam um padrão de uso onde, em muitos casos, qualquer software ou ferramenta que necessite de um pouco mais de dedicação para aprender é deixado de lado antes de se aprender a utilizar.
Quando falamos, por exemplo, de ferramentas administrativas ou de produção que são usadas numa empresa, a necessidade de um treinamento completo e sistematizado não pode ser substituído por apenas uma mania de “fuçar” no sistema para aprender. A utilização correta e produtiva de um sistema é tão importante quanto o “saber usar”. Apenas saber usar, em se tratando de ferramentas mais avançadas, não é satisfatório. Você pode saber usar da forma errada e causar problemas com a utilização errada de uma ferramenta.
Não tem outra saída. O treinamento é essencial e precisa ser feito de forma contínua, por pessoas especializadas, que sejam capazes de dominar a ferramenta em questão e transmitir a ideia para terceiros de forma clara e compreensível.
Não abra mão de um bom treinamento. Ele é imprescindível.





___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário