Alguém já parou pra pensar por que o Uber, 99, iFood e outros
serviços que substituem o jeito tradicional de prestar serviços de
transporte e entrega deram tão certo? Dentre tantos fatores que
fazem com que um novo empreendimento como os dos exemplos acima deem
certo, será que existe um que seja o central, o fator chave que leva
o empreendimento ao sucesso?
Vou pegar especificamente o exemplo do uber, que é uma empresa que
centraliza prestadores de serviço de transporte, disponibilizando-os
para prestar o serviço de onde estiverem para quem precisa de um
serviço destes no momento em que chama o carro.
Isso tudo é feito mediante um software de computador, que as pessoas
usam nos celulares, um aplicativo (app) que disponibiliza este ponto
de contato entre o prestador e o cliente, passando pela facilidade da
geolocalização (que foi outro serviço na área de tecnologia, um
avanço sem igual, popularizado alguns poucos anos atrás, que
encontra muitas utilidades práticas, dentre elas a prestação de
serviços de transporte).
Muitos motoristas de uber dão entrevistas, dizendo que têm viagens
disponíveis o dia todo, que precisam escolher parar e desligar o
aplicativo, porque os pedidos de viagens não param. Por outro lado,
se você passar em um ponto de táxi de bairro de sua cidade,
provavelmente encontrará motoristas que ficam muito tempo parados,
alguns horas a fio, esperando por um cliente! A situação é um
pouco melhor em rodoviárias, mesmo assim não como no uber.
Um dos motivos disso é o preço do uber, muito mais em conta do que
o táxi tradicional. Este é, ao mesmo tempo, um motivo para o maior
movimento e algo que também é consequência das facilidades que a
informática traz, que já vou citar.
O que há diferente entre estes dois tipos de prestar serviço?
O táxi tradicional fica parado num ponto fixo da cidade, esperando
alguém que vá até ele pedindo o transporte, ou alguém que ligue
para ele, pedindo para ir buscar neste ou naquele lugar, muitas vezes
longe de onde ele está, o que gerará mais tempo e custo no
transporte. E, por causa do custo e destas dificuldades, muitos
clientes já não gostam de usar táxi há muito tempo, muito antes
do uber.
Mas vamos ver algumas características que a informática propiciou
ao uber, na hora de prestar serviço ao cliente. Ou melhor, algumas
características que os programadores que idealizaram o uber
colocaram nele:
1. A geolocalização é um recurso que permite saber onde está o
cliente e onde está o transporte. Assim, o software busca, usando
este recurso, o prestador de serviço que está mais perto do cliente
que precisa ser transportado. Não precisa nem dizer que isto
facilita os 2 lados, pois o custo e o tempo da viagem ficam menores,
o cliente paga menos, o prestador de serviço tem condições de
andar mais tempo com passageiro, sem andar vazio, como no outro tipo
de serviço.
2. O serviço permite o cadastramento de ambos e facilita para um e
para outro na hora de se reconhecerem, gerando segurança e
facilitando a interatividade. Alguns dirão que isto não é verdade
por causa dos casos de roubos e outras violências realizadas neste
tipo de serviço, tanto por parte de falsos motoristas quanto por
bandidos disfarçados de “clientes”. Mas isso já acontecia no
sistema tradicional de táxis. O que acontece atualmente, de
ocorrerem mais casos com o uber, é simplesmente porque este serviço
está sendo muito mais usado que o táxi tradicional. Está inclusive
substituindo em parte o transporte coletivo. Além disso, o sistema
de informática integrado no aplicativo permite um aperfeiçoamento
contínuo. Poderão ser colocadas novas formas para garantir a
segurança de ambos (passageiro e motorista), o que não era possível
antes. O próprio sistema informatizado permite esta melhoria e
evolução.
3. O preço, como já foi dito, fica muito mais em conta, por causa
do gerenciamento do software, não apenas com relação ao local
físico que facilita encontrar o passageiro e o motorista. Isso
facilita outra coisa. No sistema tradicional, se eu sou um passageiro
e preciso de um táxi, ou preciso estar perto de um ponto destes ou
ter o telefone de um ponto ou de um serviço centralizador. Mesmo
assim, para ter toda a cidade, vou ainda precisar ter muitos
telefones e, mesmo assim, o transporte ainda pode estar longe. O
motorista, por sua vez, fica longos tempos parado, esperando alguém
que busque seus serviços. No sistema informatizado, quem busca o
cliente e o prestador é o software. O prestador diz que está
disponível em tais horários, o sistema o localiza geograficamente.
O cliente diz que precisa de um transporte. O sistema de computador
faz as checagens e informa os motoristas disponíveis e o cliente
escolhe o seu. Tudo em alguns segundos. Imagine você, ligar para um
ponto de táxi e ser informado que os motoristas daquele ponto já
não trabalham depois das 20:00 e você está às 22:00 precisando de
transporte. No aplicativo, o software escolhe quem está disponível
no horário que você precisa, no local que você precisa e não se
perde tempo, falando com alguém só para ouvir que não poderá
prestar o serviço ou esperando o telefone atender.
Tudo isso (e mais) são possibilidades trazidas por um sistema
inteligente, operacionalizado por um software, que consegue interagir
necessidades (do passageiro) com disponibilidades (do motorista),
fazendo com que sempre a melhor opção apareça para quem precisa do
serviço. Sem um software, nada disso seria possível.
Agora, este exemplo de facilidades oferecidas por um software nesta
questão de transporte estão também disponíveis em outras áreas,
como empresas, administração, escolas, lazer etc. Sabendo utilizar
da forma correta as possibilidades, há muito que pode ser feito. E
esta revolução, das últimas décadas, tem sido comandada pelos
softwares. É a tecnologia trazendo benefícios práticos para o nosso dia a
dia.
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