segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Uber e as Novas Tecnologias


Alguém já parou pra pensar por que o Uber, 99, iFood e outros serviços que substituem o jeito tradicional de prestar serviços de transporte e entrega deram tão certo? Dentre tantos fatores que fazem com que um novo empreendimento como os dos exemplos acima deem certo, será que existe um que seja o central, o fator chave que leva o empreendimento ao sucesso?
Vou pegar especificamente o exemplo do uber, que é uma empresa que centraliza prestadores de serviço de transporte, disponibilizando-os para prestar o serviço de onde estiverem para quem precisa de um serviço destes no momento em que chama o carro.
Isso tudo é feito mediante um software de computador, que as pessoas usam nos celulares, um aplicativo (app) que disponibiliza este ponto de contato entre o prestador e o cliente, passando pela facilidade da geolocalização (que foi outro serviço na área de tecnologia, um avanço sem igual, popularizado alguns poucos anos atrás, que encontra muitas utilidades práticas, dentre elas a prestação de serviços de transporte).
Muitos motoristas de uber dão entrevistas, dizendo que têm viagens disponíveis o dia todo, que precisam escolher parar e desligar o aplicativo, porque os pedidos de viagens não param. Por outro lado, se você passar em um ponto de táxi de bairro de sua cidade, provavelmente encontrará motoristas que ficam muito tempo parados, alguns horas a fio, esperando por um cliente! A situação é um pouco melhor em rodoviárias, mesmo assim não como no uber.
Um dos motivos disso é o preço do uber, muito mais em conta do que o táxi tradicional. Este é, ao mesmo tempo, um motivo para o maior movimento e algo que também é consequência das facilidades que a informática traz, que já vou citar.
O que há diferente entre estes dois tipos de prestar serviço?
O táxi tradicional fica parado num ponto fixo da cidade, esperando alguém que vá até ele pedindo o transporte, ou alguém que ligue para ele, pedindo para ir buscar neste ou naquele lugar, muitas vezes longe de onde ele está, o que gerará mais tempo e custo no transporte. E, por causa do custo e destas dificuldades, muitos clientes já não gostam de usar táxi há muito tempo, muito antes do uber.
Mas vamos ver algumas características que a informática propiciou ao uber, na hora de prestar serviço ao cliente. Ou melhor, algumas características que os programadores que idealizaram o uber colocaram nele:
1. A geolocalização é um recurso que permite saber onde está o cliente e onde está o transporte. Assim, o software busca, usando este recurso, o prestador de serviço que está mais perto do cliente que precisa ser transportado. Não precisa nem dizer que isto facilita os 2 lados, pois o custo e o tempo da viagem ficam menores, o cliente paga menos, o prestador de serviço tem condições de andar mais tempo com passageiro, sem andar vazio, como no outro tipo de serviço.
2. O serviço permite o cadastramento de ambos e facilita para um e para outro na hora de se reconhecerem, gerando segurança e facilitando a interatividade. Alguns dirão que isto não é verdade por causa dos casos de roubos e outras violências realizadas neste tipo de serviço, tanto por parte de falsos motoristas quanto por bandidos disfarçados de “clientes”. Mas isso já acontecia no sistema tradicional de táxis. O que acontece atualmente, de ocorrerem mais casos com o uber, é simplesmente porque este serviço está sendo muito mais usado que o táxi tradicional. Está inclusive substituindo em parte o transporte coletivo. Além disso, o sistema de informática integrado no aplicativo permite um aperfeiçoamento contínuo. Poderão ser colocadas novas formas para garantir a segurança de ambos (passageiro e motorista), o que não era possível antes. O próprio sistema informatizado permite esta melhoria e evolução.
3. O preço, como já foi dito, fica muito mais em conta, por causa do gerenciamento do software, não apenas com relação ao local físico que facilita encontrar o passageiro e o motorista. Isso facilita outra coisa. No sistema tradicional, se eu sou um passageiro e preciso de um táxi, ou preciso estar perto de um ponto destes ou ter o telefone de um ponto ou de um serviço centralizador. Mesmo assim, para ter toda a cidade, vou ainda precisar ter muitos telefones e, mesmo assim, o transporte ainda pode estar longe. O motorista, por sua vez, fica longos tempos parado, esperando alguém que busque seus serviços. No sistema informatizado, quem busca o cliente e o prestador é o software. O prestador diz que está disponível em tais horários, o sistema o localiza geograficamente. O cliente diz que precisa de um transporte. O sistema de computador faz as checagens e informa os motoristas disponíveis e o cliente escolhe o seu. Tudo em alguns segundos. Imagine você, ligar para um ponto de táxi e ser informado que os motoristas daquele ponto já não trabalham depois das 20:00 e você está às 22:00 precisando de transporte. No aplicativo, o software escolhe quem está disponível no horário que você precisa, no local que você precisa e não se perde tempo, falando com alguém só para ouvir que não poderá prestar o serviço ou esperando o telefone atender.
Tudo isso (e mais) são possibilidades trazidas por um sistema inteligente, operacionalizado por um software, que consegue interagir necessidades (do passageiro) com disponibilidades (do motorista), fazendo com que sempre a melhor opção apareça para quem precisa do serviço. Sem um software, nada disso seria possível.
Agora, este exemplo de facilidades oferecidas por um software nesta questão de transporte estão também disponíveis em outras áreas, como empresas, administração, escolas, lazer etc. Sabendo utilizar da forma correta as possibilidades, há muito que pode ser feito. E esta revolução, das últimas décadas, tem sido comandada pelos softwares. É a tecnologia trazendo benefícios práticos para o nosso dia a dia.


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