segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Os 4 Pilares e o alicerce de uma empresa (parte 2)


E, quais são estes pilares? 

São 4 áreas fundamentais 

para qualquer empresa, 

de qualquer porte: 


1. Operacional; 

2. Comercial; 

3. Marketing; 

4. Administração.




Muitos dizem que a propaganda é a alma do negócio. Eu diria que a administração é a circulação sanguínea. Que o operacional são os músculos. Que as vendas são os membros.

Operacional é tudo aquilo que faz a empresa andar no seu dia a dia. É ela funcionando. Se for um comércio, trata-se de cuidar da aparência da loja, do bom atendimento aos clientes, da disposição dos produtos (nos mercados, tem até uma função só para isso: os repositores). Se for uma fábrica, é a linha de produção. Se for uma prestação de serviços, é a execução deste serviço, como por exemplo a manicure que faz a unha.

Comercial inclui compras e vendas. Venda nem sempre é executada por vendedores, por incrível que pareça. Está muito ligada ao marketing e, muitas vezes, é este que executa as vendas. Mas a área de vendas precisa ser tratada como algo especial, pois é ela que alimenta a empresa para continuar funcionando. Não adianta nada ter uma ótima organização operacional apenas para manter galpões e estantes cheias de produtos parados. As Vendas fazem com que o fluxo gire, o produto saia e o dinheiro entre. Mas se quem compra não colabora, não encontra bons produtos a preços bons, as vendas ficam prejudicadas.

O Marketing é o que faz a marca, a empresa, o produto ser conhecido, visto e que todos saibam que ali, naquela empresa, oferece-se tais e tais produtos e serviços. Que aquele produto atende a tal e tal necessidade das pessoas. É a comunicação para dizer qual a relevância do produto e da empresa para a sociedade. É a informação de como a empresa trabalha. Sem essa comunicação, pode acontecer de existir a empresa e ninguém saber que existe ali algo a ser oferecido.

Mas muitos esquecem da administração. Essa é a parte que eu comparo com a circulação sanguínea de um ser vivo. Que fornece o alimento e leva sustentação a todas as outras áreas. Um vendedor pode simplesmente pegar produtos e vender. O comprador, aquele que busca os produtos para o vendedor, pode fazer compras sem parar. Da mesma forma as outras áreas, como o marketing e operacional. Mas se uma boa administração não busca encontrar a melhor maneira de tudo isso funcionar, haverá morte. Administração inclui planejamento, avaliação, recolocação, propostas de mudanças. E, como a circulação sanguínea está em todas as áreas, a administração está presente em todos os outros setores. Não se pode vender indiscriminadamente, se não se garantir a qualidade dos produtos e o bom atendimento aos clientes. Mas tudo isso é interligado pela administração. E uma boa administração precisa de boas ferramentas para funcionar. Geralmente, a principal ferramenta da administração é, hoje em dia, um bom software administrativo.

Um empresário precisa atentar para todas estas áreas numa empresa, a fim de manter ela saudável e viva. Se pensar apenas em vender, por exemplo, e esquecer das outras áreas, terá problemas. Assim, tudo deve ficar em equilíbrio. E uma atenção especial à administração, que costuma ser esquecida por muitos.

Lucas Durigon


leia também os artigos que falam de cada um destes itens:
O Pilar do Marketing: https://lupasoft.blogspot.com/2020/10/o-pilar-do-marketing.html
O Pilar das Vendas: https://lupasoft.blogspot.com/2020/11/o-pilar-das-vendas.html
O Pilar Comercial: https://lupasoft.blogspot.com/2020/12/o-pilar-comercial.html
O Pilar da Administração: https://lupasoft.blogspot.com/2021/01/o-pilar-da-administracao.html

se gostou deste, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.
___________________________________________
um novo artigo por mês, neste blog
veja mais conteúdos, no meu site: 


Um comentário: