segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Alguns passos iniciais para se Informatizar


Muitos confundem e ainda não entendem o que é informatização. Alguns pensam que comprando um ou alguns computadores e utilizando a internet para algumas atividades estão informatizando sua empresa ou sua casa.
A informática moderna teve seu início antes dos anos 50 nos EUA com os primeiros computadores. Nos anos 60 e 70, com o advento do microchip, iniciou a era dos microcomputadores (final dos anos 70). Foi somente nos anos 80 que o computador ficou mais próximo de cada um, sendo possível ter uma máquina dessas sobre uma mesa de uma única pessoa, tornando-se então um computador pessoal (ou personal computer, donde vem a sigla PC). Isso porque antes o computador ocupava salas ou andares inteiros de edifícios. Mas essa personalização ficou ainda em “banho-maria” durante a década de 80.
Downsizing
Foi somente no final da década de 80, com o movimento do downsizing (substituição dos grandes computadores centralizadores de todo trabalho em grandes empresas e universidades por redes de microcomputadores interligados, dividindo as tarefas) que os computadores chegaram, finalmente, às mãos de cada um. Nesta mesma época, não fossem os aplicativos que deram uma razão de ser às máquinas, também não teria tido a popularização que alcançou.
E foi apenas no início dos anos 90 e, aqui no Brasil, depois de 1995, que a Internet possibilitou um uso mais abrangente e popular do computador. Hoje, pode-se dizer que muitos que têm um computador sabem pelo menos usar alguma parte da internet, mesmo que não saibam o que seja uma planilha eletrônica, um processador de textos ou banco de dados.
Informatizar x comprar computadores
Porém, essa maravilhosa popularização trouxe junto uma falsa idéia, que ainda precisa ser trabalhada, de que colocando computadores em casa ou no escritório para que todos possam usar fará com que minha empresa seja informatizada. É um engano! Isso porque poucos entendem o que significa informatizar. Tomando por ponto de partida o Aurélio, temos que informatizar é “1. Adaptar (métodos tradicionais de trabalho ou atividade) ao uso de sistemas computadorizados: 2 Equipar (uma instituição, uma empresa, etc.) com sistemas de computador”.
A expressão-chave, nestes casos é “sistemas de computador” ou “sistemas computadorizados”. A palavra sistema indica, ainda tomando por base o próprio Aurélio, “1. Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação. 2. Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada”. Ou seja, há partes que formam um sistema computadorizado, e que devem trabalhar de forma coordenada, para vir a ser uma informatização.
Podemos dividir estas partes em: 1. hardware (que são as máquinas, como: computadores, monitores, teclados, impressoras, scanners, modems etc.), 2. software (os programas de computador, por exemplo: controle contábil, programa de desenhos, tocadores de músicas, programas gráficos etc.) e 3. peopleware (somos nós, que realizamos as operações no computadore: programadores, operadores, usuários etc.).
Se apenas comprar computadores e colocar em alguma empresa para alguém usar, apenas algumas partes do processo estarão sendo feitas, e de forma descordenada e bagunçada. Para ser um “sistema computadorizado” é necessário que as partes estejam coordenadas, integradas entre si. Somente assim poderá se dizer que houve informatização. Se alguns requisitos não forem observados neste processo, corre-se o risco de achar que o computador atrapalha mais do que ajuda nos processos da empresa. No próximo artigo, vamos falar sobre algumas destas características.



___________________________________________
se gostou deste texto, compartilhe clicando abaixo
e clique em “seguir” ao lado para acompanhar novas publicações.


conheça meus livros, publicados na amazon.com.br, disponíveis em versão eletrônica e papel (procure pelo autor Lucas Durigon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário